segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Círculo de Mulheres e a história das Filhas da Deusa.





Agora com a aproximação do ritual de Sahmain de 2010 percebo que nosso grupo vai fazer 9 anos de história. Pela numerologia um ciclo dura 9 anos e muitos motivos para comemorar este encontro de mulheres em círculos de cura e rituais de celebração que alcança 4 estados do Brasil e já iniciou nesta filosofia mais de 100 mulheres.
Começamos nosso grupo no Sahmain de 2001, éramos apenas 3 mulheres e muita vontade de compartilhar juntas a magia dos rituais celtas ou rituais da bruxas. Fomos eu , Isabela e Erlana para Penedo na região serrana do Rio de Janeiro, numa casinha de barro bem simples com um riozinho atrás e árvores muito sábias e antigas. Com vassouras e abóboras estávamos lá dispostas a naquele momento marcar o inicio de uma nova forma de olhar para a vida e para as estações do ano.
No dia do ano novo celta, fomos até a cachoeira com guirlandas na cabeça, purificar nossas almas e corpos. Ainda me lembro da água gelada e da energia das fadas em torno de nós.
Pela tarde ficamos na casa para preparar o ritual e a comida de celebração, foi nesta tarde que a magia nos envolveu completamente. Isabela ficou entretida em separar a parte de dentro das abóboras para a gente fazer o purê e depois fez as carinhas dos nossos “Jack O’Lanterns” para colocarmos do lado de fora da casa, enquanto eu fazia a comida e conversava com os espíritos dos nossos antepassados que naquela tarde nos visitaram para dar as receitas e falar que esta vida é apenas uma outra experiência entre tantas outras que já vivemos. Falaram que não devemos levar tudo tão a sério pois no plano mais elevado até as nossas tragédias são na verdade um pequeno ponto na eternidade da alma.
Neste espírito de eternidade da alma, na fogueira daquela noite, queimamos nosso passado, nossas tragédias pessoais e nos propomos a uma nova forma de encarar a vida . Para mim significava praticar os rituais da Deusa, seus Sabats e Esbats por todo o ano e iniciar meu próprio caminho de iniciação.
Nosso grupo foi tomando forma naquele ano de 2001 , onde passamos a nos reunimos para celebrar os rituais e sempre chamando mulheres para compartilhar conosco, e, em pouco tempo um círculo de cura estava formado . Ele se reunia sempre para conversar, ritualizar ou apenas rir e beber.Inspiradas pela grande Jean Sinoda Bolen e seu Milionésimo Círculo surgia o grupo das Filhas da Deusa.
Para que nosso grupo seja bem entendido por vocês estou copiando um texto da Isabel Allende que fala sobre a magia dos círculos:
Amanheceu um sábado radiante....liguei para as cinco mulheres que formavam comigo o círculo das Irmãs da Perpétua Desordem.Antes que eu me incorporasse ao grupo, elas se reuniam havia anos para compartilhar suas vidas,meditar e orar pelas pessoas doentes ou em apuros.Agora sou uma delas, também trocamos maquiagem, bebemos champanhe , nos fartamos de bombons e, às vezes, vamos à ópera, por que a prática espiritual em seco me deprime um pouco....um dia de passagem por minha livraria favorita.... lá se aproximou de mim uma senhora japonesa, baixinha como eu, e com um sorriso íntimo me chamou para tomar uma xícara de chá. Era Jean Shinoda Bolen, psiquiatra e autora de vários livros. Reconheci na hora porque acabara de ler o livro dela sobre as deusas que habitam cada mulher e como estes arquétipos influenciam na personalidade.Assim descobri que habita em mim um redemoinho de deidades contraditórias que é melhor explorar.....Um mês mais tarde, ela me chamou para um “círculo de oração”, e foi assim que estas novas amigas me acompanharam e me acompanham até hoje.Para mim é uma irmandade selada no céu.Todas as mulheres deveriam ter um círculo como este. Cada uma é testemunha da vida das outras, guardamos nossos segredos, nos ajudamos nas dificuldades, compartilhamos experiências.... Por mais longe que eu esteja , sempre tenho um pé em terra firme: minhas amigas da desordem.São alegres , sábias e curiosas.ãs vezes a curiosidade é temerária, como no caso da própria Jean , que, numa cerimônia espiritual, sentiu um impulso incontrolável e caminhou sobre as brasas.passou duas vezes pelo fogo e saiu ilesa.Disse que foi como andar sobre bolinhas de plástico, sentia ranger as brasas e a textura áspera do carvão sobre seus pés.”
E assim seguimos com nosso grupo de mulheres ,ao longo destes 9 rituais de Sahmain e guardando no peito a certeza que sempre iremos estar juntas mesmo que estejamos separadas, por que a irmandade das Filhas da Deusa é nosso caminho sagrado.







Texto extraído do livro , A soma dos dias, capítulo “O poderoso círculo das bruxas” Isabel Allende.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá pra todos, moro em região metropolitana de Ssa e sou estudante da arte há alguns anos gostaria de entrar em contato com vcs pra me direcionar melhor e m dedicar a religião da grande mãe.
Agradeço desde já a atenção
Espero contato
Liz
lizdedu@hotmail.com

Anônimo disse...

oi meu nome é gean eu eu sou um bruxo solitario e eu gostaria de saber se tem como eu virar um sacerdote com a auto iniciação por favor entrem em contato por favor pelos deuses meu imail é gege_gatinho31@hotmail.com

Postar um comentário