quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sorveira Branca - Rowan - 21.1 a 17.2


Saindo da regência da Bétula, entramos nos domínios da árvore do povo das fadas, de nome SORVEIRA BRANCA (ROWAN). Pode alcançar até 30 m de altura e viver por até 300 anos. Possui forte associação de proteção contra a maldade,encantamentos e armadilhas, e por isso era comum junto aos povos mais antigos, ser plantada perto de portas e portões para afastar as más influências. Era também considerada a árvore das idéias.
É uma árvore particularmente bonita porque os seus ramos não morrem, mantendo por isso a sua silhueta graciosa. Tolera solos pobres, mas aprecia a luz e a altitude.

Sua madeira é muito forte e era utilizada para a construção dos mastros das embarcações e arcos. As bengalas feitas de sua madeira protegem quem as usa e os paus de sorveira são capazes de detectar a presença de metais no subsolo. Árvore com propriedades adstringente e um antibiótica, sua presença acalma, equilibra e possibilita que encontremos a força de decisão. Nos tempos antigos, era chamada a Árvore da Vida e Árvore das idéias.
A sorveira nos escuta e revela os segredos para os que a buscam. Tempo de revelação é sinônimo de tempo de ROWAN.
O fruto da sorveira era considerado sagrado, e é o preferido entre os pássaros. Tem ação direta na cura de dores de garganta. Quando cortado em dois, revela um pentagrama símbolo de proteção no seu interior. É a árvore que nos proporciona aumento da nossa força, com coragem. Na lenda irlandesa, a primeira fêmea humana foi criada a partir de Rowan, enquanto que o masculino foi criado a partir de Alder. As flores dessa árvore membros da família da Rosa.
Sua interpretação nos orienta que é tempo de afinarmos o conhecimento sobre os nossos sentidos para que sempre possamos distinguir o bem do mal,e o que é dano do que é ajuda. É o momento de não se permitir seduzir ou enganar por qualquer propósito que esteja em desacordo com seus objetivos. Momento de ficar segura consigo mesma!
Possibilita-nos a tomada de consciência de que todas as coisas estão ligadas para equilibrar nossas necessidades individuais com as necessidades da terra. E nos convida a pensar, que conhecer as perguntas e os problemas não precisa ser tarefa para se completar sozinha. Os outros também podem ponderar. É necessário ver as coisas dentro de um contexto mais amplo e pedir sugestões.
Este é um período que possui a força para afastar qualquer coisa que ameace sua serenidade, e portanto, não há o que temer. São tempos de prosperarmos nas mudanças. Essa é a mensagem principal da sorveira para nós. Possibilita que encontremos a força de decisão.

0 comentários:

Postar um comentário