domingo, 21 de fevereiro de 2010

Árvore Sagrada Freixo ( 18/02 a 16/03 )


Árvore alta, forte e flexível , de uma profunda relação com a água, cresce depressa podendo atingir altura de até 42 metros. Suas raízes profundas, faz com que ela suporte ventos muito fortes e dificulta o crescimento de novas espécies neste solo. Pode viver até centenas de anos, e é uma árvore que atrai relâmpagos.Comumente encontrada em terrenos de fósseis, os velhos freixos apresentam em seu tronco, estrias que se assemelham aos desenhos deixados pela água do mar na areia, o que tem uma forte simbologia com o fato de termos acabado de trabalhar com os poderes de Yemanjá, que sempre deixa seus rastros. Pertence a trilogia das árvores sagradas, e é também conhecida como a Árvore Mundial ou Árvore de Odim. É a árvore que possui a consciência da inter conexão entre as coisas e está ligada ao equilíbrio individual e por conseqüência de todo o planeta. É uma das últimas a perder suas folhas.
A sua madeira era utilizada para fazer remos, botes, móvel, carruagens e até arcos. Das suas raízes, os druidas faziam varinhas e símbolos mágicos. Quando queimado, emana um odor doce e antigamente era costume abrirem buracos no seu tronco para que as crianças que apresentavam qualquer enfermidade, pudessem passar e serem curadas. As infusões feitas de folhas de freixo dão longevidade e podem ser também usadas para curar o reumatismo ou como laxante. Também se acredita que a sua madeira e as sementes possuam qualidades afrodisíacas.
Tempos de ash, são tempos de descoberta.
O freixo faz sarar a separação que podemos sentir entre os mundos. Essa árvore nos relembra a importância da reflexão cuidadosa sobre os efeitos das nossas ações, bem como da capacidade de ponderação, de considerar as questões num momento mais amplo e pedir opiniões. Devido a estas características, o freixo é uma influência unificadora e esclarecedora. É uma árvore que une vários aspectos e para os druidas, era ela quem sussurrava o regresso para o aqui e o agora.
Tempos de ash, são tempos para afinarmos a nossa percepção de que todas as coisas estão ligadas e esta ligação é a única forma de equilibrarmos as nossas necessidades individuais com as necessidades da terra.
Na tradição celta, o Ash está conectada com os três círculos de existência,o que pode ser interpretado como o Passado, o Presente e o Futuro, ou ainda como a confusão,o equilíbrio e a força criativa.

0 comentários:

Postar um comentário