segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Avatar


Avatar é uma palavra usada no Hinduísmo para designar alguém ou algum ser descendente de uma deidade, de um deus ao mesmo tempo em que na forma verbal se refere a “fazer a passagem” ou trocar de forma e aparência física o que em português damos o nome de “encarnação” ou então manifestação, que é o acontece no filme.
O filme tem várias mensagens subjetivas como: a força de um país poderoso mais rico sobre um, digamos assim, país mais fraco e primitivo; mostra o capitalismo da forma clara, o mais rico querendo dominar o mais pobre simplesmente para ganhar mais e mais dinheiro, e muitas outras coisas que podemos analisar racionalmente, mas quando assisti ao filme me identifiquei e senti um enorme pesar por ver quê, se não tivéssemos destruído tanto a nossa natureza teríamos exatamente aquele tipo de vida, se não tivessem destruído e “amputado” a conexão entre nós e a natureza, entre nós e os outros seres com a repressão e descriminação que a igreja e políticos impuseram, com certeza teríamos a mesma comunicação e ligação que os Na’vi têm uns com os outros e com o universo.
Assim como a palavra significa descendentes de uma deidade, somos todos Avatares e filhos do “Deus e da Deusa”, somos a manifestação de uma energia, de uma consciência.
Eu vi, ali descrito, toda a filosofia de uma bruxa, o modo de vida que buscamos, a conexão, o amor ao próximo verdadeiro, o amor a todos os seres vivos. A teia.

2 comentários:

tatiana mandelli disse...

Cate,

adorei o post, maravilhoso. Senti a mesma coisa vendo o filme....

Anônimo disse...

Eu idem!

Postar um comentário