quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval e Deusa Uzume


O carnaval é hoje a maior festa folclórica brasileira. É um período de festas regidas pelo ano lunar do cristianismo, e sua origem é um assunto controverso. Alguns historiadores associam o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos em louvor as boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo. Já outros dizem que seu início teria acontecido mais tarde, no Egito, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas. Há quem atribua o início do carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio. E outros ainda falam da Roma Antiga com seus bacanais, saturnais e lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã.
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares onde cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX e Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.
Atualmente, o carnaval é festejado no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Controvérsias de origem à parte, o que sabemos é que o carnaval é uma época em que brilhamos com alegria, florescemos nas adversidades e sorrimos com facilidade. O entusiasmo se manifesta com mais fluidez e verdade. É a manifestação da deusa interior que habita cada um, sobretudo através da dança, que nos liberta dos limites, reforça nossas relações entre o céu e a terra, atribuindo novas formas de movimentarmos nossos corpos. Tudo embuído daquela atmosfera contagiante e despojada com aura de “vale tudo em nome da alegria” bem própria desses dias.
A dica para esses dias carnavalescos é aproveitar a companhia da Deusa Uzume, a deusa japonesa da dança e da alegria, também conhecida como a Deusa do Riso. Ela nos prova que uma dose de comicidade e alegria é capaz de reverter os quadros mais pessimistas e curar o mal. Na qualidade de xamã, Uzume usa a dança e os movimentos corporais como uma das mais importantes formas de magia.
Deixe que o êxtase e a alegria de Uzume invadam seu corpo e sorria.
A deusa Uzume – patrona oficial do carnaval - vem nos dizer que o riso é a melhor forma de gozarmos de relaxamente legítimo e nos dá de presente a seguinte mensagem: a totalidade só será alcançada quando decidirmos rir e encararmos os desafios da vida com mais humor e menos severidade e rigidez.
Todos nós já passamos por períodos de nossas vidas que nos refugiamos em cavernas escuras de nossas depressões, desilusões ou obsessões. Somos filhos da escuridão e da luz, nossos pontos de chegada e de partida. E como sabemos, cada dia é uma viagem entre esses dois pontos. Da noite, saímos para o dia. Toda criatividade desperta nesse limiar primordial, onde a luz e a escuridão se examinam e se abençoam. Só se descobre o equilíbrio da vida quando se aprende a confiar no fluxo desse ritmo antigo. A dança é um excelente e poderoso veículo para essa conquista. Aproveite o período para dançar com Uzume a dança da vida!

0 comentários:

Postar um comentário